quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ATIVIDADE REALIZADA 3 - Ana Paula Ramalho


LEITURA ORANTE

COROAZINHA A RAINHA DOS APÓSTOLOS
Quinta parte da coroazinha

LEITURA

TEXTO BÍBLICO: Lc 1, 39-56

“Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se às pressas a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: “ Você é bendita entre as mulheres e é bendito o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.”
Então Maria disse: “ Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel seu servo, lembrando-se de sua misericórdia – conforme prometera aos nossos pais – em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.”
Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.”

MEDITAÇÃO
Observemos na narrativa as atitudes de Maria:
- Maria é aquela que vai ao encontro “dirigindo-se as pressas”
- Sua presença traz oi espírito Santo “ouvindo a saudação a criança se agitou e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”
- Assim como Isabel proclamemos: “ Bem-aventurada aquela que acreditou”
- E como Maria diremos: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor...”

ATUALIZAR
Somos convidados a dizer SIM a vontade de Deus. Uma resposta de amor e fé para nos tornamos pessoas disponíveis e agradecidas como Maria.

ORAÇÃO
Maria,
Estrela do mar,
Nossa vida e rainha da paz,
feliz o dia em que a Trindade Santíssima
vos coroou como Rainha do céu e da terra
medianeira de todas as graças
e nossa querida Mãe!
Que glória para vós!
Que felicidade para os anjos e santos,
e para a Igreja peregrina.
(por todos aqueles que te invocam AVE MARIA...)
Maria, quem vos ama será salvo
e quem muito vos ama será santo
e participará de vossa glória no céu.
(por aqueles que não te conhecem AVE MARIA...)
Não duvido de vossa bondade
nem do vosso poder;
só temo a minha inconstância.
Maria alcançai-me de Deus a graça
de ser fiel a seu plano de amor.
Sede a minha força contra o mal.
Conservai-me junto de vós e de Jesus.
Não me deixeis cair,
não me permitais que eu me afaste de vós,
minha Mãe.
(pela fidelidade dos que te buscam como modelo de santidade AVE MARIA)
Como é bom pela manhã
dirigir a vós o primeiro olhar!
Durante o dia caminhar na vossa presença
e à noite, adormecer sob a vossa proteção!
Sorris para a infância inocente.
Dais coragem ao jovem que luta.
Iluminais o homem que trabalha.
Confortais o ancião que espera o céu.
(pelas famílias AVE MARIA...)
Maria, eu vos consagro toda a minha vida!
Intercedei a Deus por mim,
agora e na hora de minha morte.
Naquele momento,
conduzi-me de volta ao Pai.
Não me abandoneis
enquanto não estiver convosco no céu,
para vos amar eternamente.
Maria, minha Mãe, Mestra e Rainha,
alcançai-me a graça de ser fiel
ao amor de Deus até o fim!
Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

CONTEMPLAÇÃO
Perceber no dia-a-dia como Deus me convida a agir como Maria no estudo, apostolado, na comunidade e a oração. Estar em total atitude de disponibilidade e gratidão pelas maravilhas que o Senhor realiza em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário