quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ATIVIDADE REALIZADA - 3 Viviani

Anunciação - Fra Angélico

Leitura Orante
Primeiro Mistério da Rainha dos Apóstolos
Anunciação do Nascimento de Jesus

Invocação à presença do Espírito Santo, para que Ele mostre o verdadeiro sentido deste Evangelho na minha vida e nas nossas vidas.
Oração ao Espírito Santo
Espírito Santo, que procede do pai e do Filho, tu estás em mim,
falas em mim, rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração, à tua ação em mim
para que eu possa conhecer o mistério da vontade do Pai.
Amém.


1. Leitura
O que o texto diz em si?
(Lc 1,26-38)
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma jovem, prometida em casamento a um homem chamado José, da família de David; e essa jovem se chamava Maria. O anjo veio à presença dela e lhe disse:
“Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus, o Senhor está contigo”.
A estas palavras, ela ficou grandemente perturbada, e se perguntava o que podia significar esta saudação. O anjo lhe disse:
“Não temas, Maria, pois obtiveste graça junto a Deus. Eis que engravidarás e darás à luz um filho, e lhe darás o nome de Jesus. Ele será grande e serás chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai; ele reinará para sempre sobre a família de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria disse ao anjo:
“Como se fará isso, visto que não tenho relações conjugais?”
O anjo lhe respondeu:
“O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; e por isso aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus. E eis que Elisabete, tua parenta, está também para dar à luz um filho em sua velhice e já está em seu sexto mês, ela que era chamada estéril, pois nada é impossível a Deus”.
Maria disse então:
“Eu sou a serva do Senhor. Aconteça-me segundo a tua palavra!”
E o anjo a deixou.”

2. Meditação
O que o texto diz para mim, para nós?
Pelo SIM de Maria, Deus desce à terra e se encarna na humanidade. Maria confiou plenamente no Projeto de Deus e Deus mais uma vez se revela para os simples, quantas Marias não existiam na pequena aldeia Nazaré. Maria, a escolhida para ser a mãe do Filho de Deus era mais uma. E o Messias, nasce do seu ventre, pois Deus encontrou espaço em seu coração, muito amor, humildade e acolhida à sua Palavra, pelo seu sim, dado com generosidade, total entrega, abandono TOTAL em Deus, mesmo não sabendo como tudo iria acontecer, Maria se prosta diante de Deus, e diz: “Eu sou a serva do Senhor. Aconteça-me segundo a tua palavra, modelo para quem deseja ardentemente que o Espírito vá formando Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida em seu ser, como aconteceu com Maria, que após gerar Jesus dentro de si, dá à humanidade. Mas sabemos o quanto a humanidade sofre por não ter acolhido Jesus e a luz da sua Palavra, como por exemplo: as guerras, as destruições, o desamor, as injustiças, as desigualdades, etc. Por fim, Maria é modelo de seguimento, de alguém que aceitou a Palavra, sendo discípula autêntica do seu Fillho.


3. Oração
O que o texto me faz dizer a Deus?
Primeira parte da Coroazinha a Maria, Rainha dos Apóstolos
Maria,
Rainha do céu e da terra,
Filha predileta do Pai,
Mãe do Filho de Deus,
Esposa imaculada do Espírito Santo,
admiro e louvo
o vosso privilégio, único no mundo,
pois agradando a Deus pela vossa
humildade, fé e virgindade,
fostes escolhida para ser a Mãe do Salvador,
nosso Mestre,
verdadeira luz do mundo,
sabedoria incriada,
fonte e primeiro Apóstolo da Verdade.
(Peçamos a mesma humildade e fé de Maria diante do chamado que Deus nos faz, rezemos. Ave Maria...)
Destes ao mundo o grande livro:
O Verbo eterno.
Louvo à Santíssima Trindade,
Por esse privilégio tão sublime
E pela alegria inefável que experimentastes.
Alcançai-me o dom da sabedoria celeste
E a graça de ser discípulo autêntico de Jesus,
(Por todos os cristãos batizados que são chamados a serem discípulos missionários de Jesus Cristo, a exemplo de Maria, rezemos. Ave Maria...)
Fiel á sua Igreja, mensageira da Verdade.
Fazei resplandecer, no mundo inteiro,
A luz do Evangelho.
Dissipai os erros e congregai
Todas as pessoas
Na Igreja de Cristo.
Iluminai os que estudam a Palavra de Deus
E os que anunciam às pessoas
Através da Comunicação Social.
(Peçamos a Maria por todos os comunicadores,

para que comuniquem Jesus por intermédio dos meios, rezemos. Ave Maria...)
Maria Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.


4. Contemplação
“À luz da palavra meditada, rezada e partilhada, renovo a Jesus meu SIM, com o desejo de com a ajuda do Espírito Santo continuar no processo de formar Jesus na minha mente, na minha vontade e no meu coração, para assim transmiti-lo às pessoas, com as minhas atitudes, meus atos e minhas palavras, como Maria. A graça e a luz de Deus me ajude a ser fiel sempre.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário